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Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

03.Ago.17

Ter um blog: 3 fatores-chave a considerar

Os consumidores recorrem cada vez mais a bloggers como fonte de informação e referência sobre um determinado produto. Os bloggers são os novos influenciadores de decisão de compra e, devido à sua visibilidade junto dos seguidores, têm poder para amplificar uma mensagem.

Para quem pretende iniciar-se nesta "arte" de ser blogger enumeramos 3 aspetos importantes que podem determinar o sucesso do blog:

 

A ESCOLHA DO TEMA

A primeira reflexão deve ser sobre o tema do blog, qual a paixão, a fonte de inspiração que acompanhará o blogger ao longo de todo o percurso. Este "tema" será o guia e o foco sempre que se escreve ou partilha no blog. Logo após a escolha do tema, ou até em simultâneo, é importante que o blogger defina o que é para si o sucesso. Varia de pessoa para pessoa e enquanto para uns pode passar por ter muitos seguidores e comentários, para outros pode ser apenas sentir-se realizado com o que partilha, ou ainda rentabilizar o blog, sendo que cada "definição" terá métrica diferentes. Além disso, é importante que o futuro blogger faça uma autoanálise sobre a sua motivação para manter o blog. É muito fácil lançar, mas é difícil manter, especialmente manter a qualidade e relevância dos conteúdos.  

escolha tema

 

SABER COMUNICAR

Para que um blog se torne conhecido é fundamental que seja comunicado, a par do esforço para fazer crescer o número de seguidores e promover a interação. É necessário ter-se em linha de conta que, hoje em dia, ter um blog nao é apenas abrir uma página no Wordpress ou no Sapo. É preciso, para lá da paixão pelo tema, dominar a tecnologia e construir uma presença digital, promover o blog e criar presença nas redes sociais. Saber comunicar é muito importante e, para isso, é essencial dominar algumas técnicas de produção de conteúdos. Por exemplo, um blogger deve ter em atenção o facto de estar a escrever para o leitor mas também para a web e para os motores de busca, que têm técnicas específicas, como por exemplo, a escolha de títulos chamativos, um bom parágrafo introdutório que incluia as principais keywords, etc. As imagens terão sempre de ser imagens cuidadas e aspiracionais. O formato vídeo também está em crescendo e é algo particularmente relevante quando se enquadra num contexto mais alargado da presença do blog nas redes sociais.

comunicar

 

RENTABILIZAR O BLOG

A rentabilização de um blog não deve ser um fim, mas sim o resultado de um bom trabalho do blogger. O blog deve nascer, crescer e consolidar-se antes de começar a ser rentabilizado. É importante que se destaque não apenas no formato de blog mas também através das redes sociais para, assim, despertar o interesse das marcas. É sempre mais fácil negociar quando se é procurado e desejado do que quando se vai à procura. As marcas olham para métricas de audiência (nº de seguidores, utilizadores únicos, frequência de visita, etc.) e de engagement (comentários e relação blog/blogger, etc.), mas também podem estar apenas interessadas no tema do blog, e essa afinidade entre o tema e a marca ser suficientemente forte para considerarem o investimento no blog.

rentabilizar

 

 

Um blog não é um estalar de dedos. Implica dedicação, esforço, persistência e alguma ousadia. O importante é fazer a diferença e ter algo a acrescentar no vasto oceano de blogs que hoje habitam a blogosfera.

 

 

2 comentários

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    Influenciadores 14.08.2017 19:10

    Muito obrigada pelo seu comentário e partilha de opinião :)
  • Comentar:

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