Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

07.Set.17

O que deve fazer para optimizar o seu blog para dispositivos móveis

Atualmente a maioria das pesquisas é feita através dos dispositivos móveis, nomeadamente através do telemóvel. E, por isso, é essencial que o seu blog seja responsivo, isto é, esteja adaptado a este tipo de dispositivos. Caso não esteja, facilmente o leitor abandona o blog.

 

Sendo assim, é imperativo ter um blog ajustado aos dispositivos móveis. Referimos, então, alguns elementos fundamentais que o seu blog deve ter assim como estratégias que deve adotar para que o mesmo seja facilmente lido através do telemóvel:

telemóvel1

- O blog deve ser intuitivo, isto é, a navegação e pesquisa pelo blog deve ser simples e fácil. O leitor deve perceber como navegar no seu blog a partir do momento em que entra no mesmo.


- Os botões do seu blog devem estar visíveis e fáceis de identificar. Assegure que são também facilmente clicáveis - botões como redes sociais, campo de pesquisa, página "sobre mim", etc.


- Utilizar call to actions visíveis. Colocar o seu contacto (por exemplo, enviar um email ou uma mensagem) facilmente identificável e acessível aos seus leitores.

 

telemóvel

- Otimizar o tempo de carregamento do blog. Os leitores não têm paciência para esperar que o seu blog carregue, facilmente abandonam-no caso demore muito tempo. Evite todo o tipo de ficheiros extremamente pesados e certifique-se que o seu blog carrega rapidamente.

 

- Conteúdo relevante, simples e de fácil compreensão. Já aqui falámos várias vezes da importância do conteúdo no blog. Mais uma vez, o conteúdo é fator fundamental para o blog ser adaptável a mobile. Conteúdo relevante, de acordo com o que a sua audiência, títulos mais curtos, parágrafos pequenos (com espaços entre estes), listas, imagens pelo meio de textos maiores, etc.


- Por fim, teste a adaptabilidade do seu blog a dispositivos móveis. Pode testar através de vários sites, no entanto, sugerimos o teste do Google ou peça a familiares e amigos para entrarem no seu blog através do telemóvel. Estes devem avaliar e testar o tempo que o blog demora a abrir, perceber se conseguem encontrar facilmente o conteúdo que procuram, os seus contactos, o campo de pesquisa, as suas redes sociais, etc.

 

 

Agora que já sabe o que tem que ter e fazer com o seu blog para que ele esteja otimizado a dispositivos móveis, não se esqueça de verificar que segue todos os passos. Caso esteja a pensar criar um blog já há diversos templates grátis adaptados a dispositivos móveis.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.