Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

16.Jul.18

Estratégias na utilização do vídeo

black-close-up-colors-545334.jpg

 

Os números não mentem: 55% dos utilizadores da Internet assistem a conteúdos em vídeo diariamente e estima-se que, em 2019, os vídeos representarão 80% do tráfego em toda a Internet. As vantagens do vídeo são claras, já que as pessoas retém 95% da mensagem em vídeo, um número muito superior aos apenas 10% que retêm ao ler o conteúdo em texto. 

 

Investir no vídeo como complemento do blog pode ser uma aposta muito inteligente. Os lives são um bom exemplo disso e geram 6 vezes mais interações do que os vídeos nativos no Facebook. Tenha apenas em atenção que 85% dos vídeos no Facebook são vistos sem som, o que pode ser um desafio a superar na sua estratégia de utilização do vídeo. 

 

Para o ajudar a entrar no mundo do vídeo, aqui ficam algumas estratégias:

 

1- Vídeos em direto - Lives

Estima-se que, durante este ano, os lives constituam 13% do tráfego total em vídeo de toda a Internet. É sem dúvida um formato a apostar, sendo que não exige um grande investimento económico e de edição. Para além disso, estimulam muito mais a interação com os seus seguidores. É um formato muito explorado pelas redes sociais, e já está disponível no Facebook, Youtube, Instagram ou Periscope. 

 

2- Curta duração 

Com a velocidade que vivemos atualmente, o tempo escassa e os utilizadores preferem vídeos mais curtos. A maior parte dos vídeos são consumidos no telemóvel, onde se exige conteúdo rápido e prático para ser visto em qualquer lugar.

 

3- Seja encantador nos primeiros segundos

Tal como foi dito no ponto 2, os utilizadores procuram vídeos curtos e a maioria desiste passados cerca de 10 segundos caso o vídeo não o cative. Assim, os primeiros segundos são decisivos. Algumas técnicas para que retenha a atenção são: fazer perguntas, introduzir um problema para gerar empatia ou prometer uma resposta para uma pergunta.

 

4- Storytelling 

No seguimento do ponto anterior, caso o vídeo não seja interessante os utilizadores não terão problemas em deixá-lo a meio ou desistir passados 10 segundos. É essencial que cative os seus seguidores contando-lhes uma história com a qual se identifiquem e que os faça interagir. Conte uma história que os mantenha atentos e que os toque diretamente.

 

5- Otimize o SEO

Para que os seus conteúdos sejam facilmente encontrados quando alguém faz uma pesquisa num motor de busca utilize palavras chave (keywords) nos títulos, descrições e tags que sejam relevantes. Outros fatores que contribuem para o SEO são as thumbnails, chamadas para a ação, qualidade do vídeo, link building, legendas, closed captions, número de inscritos e popularidade.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.