Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

08.Jul.19

Entrevista Mia Vilaça: Blog by Mia

64945696_2422611401094277_7776706861197164544_n.jp

Natural de Faro, Mariana Esteves Vilaça, mais conhecida por Mia, é a cara por de trás do blog by Mia, onde partilha não só looks, como também tudo o que esteja relacionado com gastronomia e viagens no Algarve.  

A Mia foi uma das vencedoras do passatempo "Ser Blogger" que decorreu no Link Bloggers Meeting e nesta entrevista partilha um pouco do seu percurso, a importância das redes sociais e ainda os desafios de ser blogger no Algarve!

 

Conte-nos mais sobre o by Mia. Como e quando surgiu?

Bem, o by Mia surgiu num contexto mais sério. Estava um bocado cansada do meu primeiro blog e na realidade já não me identificava nada com ele. Então pensei em começar de novo com algo mais “Eu”. Não gosto de mudanças mas de vez em quando fazem falta, então achei que precisava de algo mais profissional e algo onde gostava que as pessoas pesquisassem como forma de inspiração. A ideia é formar um blog mais virado para a gastronomia, viagens, alojamentos e tudo o que seja relacionado com isso. Um cantinho que as pessoas se lembrem de visitar quando querem ir jantar ou passear. E, sobretudo, mostrar as coisas boas e bonitas que o Algarve tem para oferecer.

 

Conte-nos um bocadinho mais sobre o seu primeiro blog. O que retira dessa primeira experiência na blogosfera?

O Confidential Closet surgiu em Outubro de 2015. E foi numa brincadeira, eu tinha terminado a minha licenciatura em Ciências da Comunicação e trabalhava a part-time  (à noite) numa loja, então tinha imenso tempo livre. A minha sobrinha, que na altura tinha 11 anos, sugeriu “tia, porque não crias um blog?”. E, assim foi. Ela sempre me ajudou nas fotografias, desde muito nova que gosta de fotografar, eu gostava de escrever e de criar looks então pronto. Fizemos ali um género de colaboração.

 

O seu percurso profissional teve alguma influência na criação do blog? Como?

Acho que posso afirmar que sim. Trabalhei quase 6 anos na Stradivarius, a maior parte deles como encarregada de loja e ali estamos sempre muito ligadas à moda. Em tempos escrevia semanalmente artigos de moda e lifestyle para a aplicação da Inditex (que tem o nome de INET). Todos dias lidava com roupa, artigos, inspirações, então de certa forma isso influenciou. Recebia roupa nova e já imaginava looks com ela, para as viagens que tipo de roupa deveria levar de forma a que conseguisse ter as fotografias que queria e por aí fora… O que mais gostava era quando as clientes me pediam ideias de looks, aí sim, podia dar asas à imaginação.

 

Qual a importância das redes sociais para o seu blog?

As redes sociais tem um papel crucial nisso! Quando comecei em 2015 o Instagram já era usado mas não era a febre que é hoje em dia. Acho que sem ele não conseguiria ter crescido tanto no mundo dos blogs e tudo mais. Antes pesquisávamos por blogs no google, comentávamos, éramos ativos, hoje em dia são poucas as pessoas que fazem isso. Assim, dedico mais tempo ao meu Instagram, sendo a rede social onde eu consigo ver algum retorno a nível de Feedback e interação com os seguidores. Mas quero alterar isso, vou voltar a estar mais ativa no blog porque os blogs ficam… O Instagram daqui a 4 anos será o que é hoje? Isso faz-me pensar…

Em relação ao facebook, no inicio ajudou muito mas agora sinto que não, há muito pouco público por lá e para ser sincera, até já me esqueço de partilhar o que quer que seja por lá. Sinto que de dia para dia vai desaparecendo.

 

65016683_566204980452770_5597989639790002176_n.jpg

 

Quais são as vantagens e desvantagens de ser blogger em Faro?

Pergunta difícil… As vantagens são muitas, este clima perfeito, sítios lindos, uma vida mais calma sem o stress das grandes cidades… Aqui, como somos poucas neste ramo, o nosso trabalho acaba sempre por ser reconhecido pelas pessoas, pelos espaços e isso é bom. Apostarem em pessoas algarvias para promover coisas algarvias. A nível de desvantagens é mesmo o facto de as marcas não chegarem até cá, não apostarem em nós devido a estarmos longe. Em Lisboa certamente que conseguia ter mais conteúdo, há inúmeros eventos, sítios para visitar, todos dias há coisas novas.

 

Onde vai buscar inspiração para as publicações?

Procura muita inspiração em outras bloggers, sigo muita gente no Instagram que adoro o conteúdo e acabo também por ser influenciada. Passo horas no Pinterest… Mas normalmente penso primeiro no sítio que gostava de fotografar e só depois penso no Look! Em relação às viagens e escapadinhas, leio muito e pesquiso muito no google, visito sites e blogs de viagens. Gosto de visitar sítios diferentes aqui em Portugal que poucas pessoas vão. Adoro ir a herdades, ando sempre “a caça” de herdades novas para ir passar um fim de semana. Ir para sítios calmos cheios de natureza transmite-me muita inspiração.  E sinto que os meus seguidores gostam mais disso do que propriamente fotografias de moda e looks. As pessoas gostam de saber onde vou, onde estou, o que estou a comer, se fica longe, quanto custou… Sinto muito que sempre que estou fora o meu engagement sobe bastante. Daí ter querido redirecionar o meu blog para este meio.

 

Como vê o futuro os blogs no Algarve e em Portugal em geral?

É mais fácil responder como é que eu gostava que o futuro dos blogs fosse… Eu gostava que voltasse a ser um meio de pesquisa primário. Preferia que as pessoas fossem perder 10 minutos do seu tempo diário a ler os artigos que construímos, que as pessoas parassem de ler os títulos e acharem que a informação ficou por aí. Vêem a foto no instagram sobre o post no blog e já tiram o seu juízo de valor. No entanto, acho que não é isso que vai acontecer. Para as novas bloggers, como eu, é difícil entrar nesse mundo e acho que cada vez mais vai piorando. Ou marcamos muito pela diferença ou as pessoas já não ligam porque somos apenas mais uma.

O youtube vai reinar no futuro, as pessoas preferem ver e ouvir do que ler. Se o Instagram deixar de existir vai surgir outra App que irá ter a mesma função. Eu falo por mim, os blogs que eu visito há anos, estão nos meus favoritos e vou lá sempre ler as novidades, mas são pessoas que têm blogs ha 10 anos ou mais… Quem entra de novo é difícil descobrir e ai sim o Instagram tem um papel fundamental de nos dar a conhecer novas pessoas.

Assim sendo, perfeito seria o Instagram se unir ao mundo do blogs e de alguma forma compilarmos os dois mundos num só. Vamos ver o que o futuro nos reserva :)

 

Que conselho deixaria para futuros bloggers?

Consistência e persistência. Acho que isso é fundamental. Apesar das adversidades que possam existir, se é isto que queremos não devemos desistir.

É um trabalho difícil, ainda para mais para quem tem um trabalho a full time paralelo ao blog, mas eu acho que quem faz por gosto não cansa. Mais cedo ou mais tarde o universo tem algo bom reservado para aqueles que se esforçam para conseguir o que querem. Por isso, façam porque gostam e não porque querem dinheiro, porque se querem dinheiro podem ir simplesmente trabalhar. As pessoas que nos acompanham sentem quando as coisas são feitas genuinamente ou não. Sejam sinceros, autênticos e sobretudo humildes.

Isso são elementos chave para o sucesso… Depois, é só deixar a imaginação fluir :)

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.