Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

17.Mai.17

Entrevista Maria Guedes, do blog Stylista: QUAL O PREÇO DA EXPOSIÇÃO?

 

 

 

maria_retrato_joanaquintanilha.jpg

A Maria Guedes é a autora do blog Stylista e é uma das referências nacionais na Blogosfera.

O Stylista é um blog com muito estilo, fresco e minimalista, onde a Maria partilha diariamente o seu estilo pessoal e lifestyle. É também a organizadora do conhecido mercado Summer/Winter Market Stylista, onde promove o empreendedorismo e o que de melhor há de marcas nacionais.

Podem ver o blog da Maria aqui.

 

Nesta entrevista a Maria Guedes fala-nos da exposição a que as bloggers estão sujeitas, como lidar com o reconhecimento e exposição assim como os pontos maus e bons de ser conhecida.

 

Como seleciona aquilo que partilha no seu blog e nas redes sociais?
Desenvolvo conteúdos com base em temas que me interessam num determinado momento. Na altura de publicar estes conteúdos avalio com muito cuidado os textos e imagens, por um lado de forma a proteger-me de certos comentários (mais ou menos previsíveis) e por outro de forma a não ofender ou excluir ninguém. É importante ao escrevermos explicarmos abreviaturas, estrangeirismos ou termos técnicos (por exemplo) para que ninguém se sinta inferiorizado se não conhecer alguma expressão utilizada num Post; é também importante não fazer julgamentos que podem ofender ou entristecer alguns dos nossos seguidores.


Até que ponto partilha aspetos da sua vida pessoal?
De forma muito superficial. Cenários (de viagens, fins-de-semana, férias, até de um canto da casa), roupas, comida e pouco mais. Publico imagens dos meus filhos nas festas de anos deles ou no Natal - quando o contexto o proporciona - mas é cada vez mais raro. Não faço questão de esconder a minha vida pessoal (nem tenho nada contra esse registo) mas também não quero que seja a base dos meus conteúdos.

 

Como controla o nível da sua exposição e da sua família?
Em relação à minha imagem vou variando com conteúdos de shopping, tendências e lifestyle. Em relação à família (só publico imagens dos meus filhos) as publicações só acontecem durante o tempo de férias - principalmente de Verão - por isso não sinto grande necessidade de controlar mais.


Como se manifestam as pessoas quando a reconhecem na rua?
Há pessoas que me reconhecem mas não se manifestam (escrevem-me depois uma mensagem no Blog :)) e há pessoas que me cumprimentam e felicitam. É sempre inesperado! Nunca estou à espera que me reconheçam e venham falar comigo.


Isso acontece em média quantas vezes por mês?
Não muitas (que eu me aperceba). 2 ou 3?


Como lida com as abordagens por parte dos seus leitores?
Sinto-me lisonjeada claro, e fico um bocado atrapalhada. Não encaixo bem no perfil de 'pessoa conhecida' (não ando bem arranjada nem a sorrir a tempo inteiro) e por isso acho sempre que estou a dar uma grande desilusão às pessoas. Mas fico contente. É uma honra enorme ter este reconhecimento presencial.

 

Quais as consequências da exposição de ter um blog? Pontos bons e pontos maus.
Pontos bons: há um tratamento especial que resulta desta exposição (e reconhecimento), há presentes ou simpatias que aparecem (uma massagem oferecida pelo Hotel, uma sobremesa especial num Restaurante, uma loja que quer oferecer um produto, etc), há uma facilidade enorme em apresentar os meus projectos e ideias quando as pessoas com quem estou a falar conhecem o meu trabalho, há sem duvida uma simpatia e uma consideração diferente.

Pontos maus: chegam pedidos de favores (geralmente para divulgar marcas) de todo o lado e em todos os cenários. Às vezes há contactos muito inconvenientes e constrangedores. Às vezes há abusos. E há também o ódio simples por parte de quem se sente incomodado com esta exposição de imagem. Este é o 'Ponto Mau' mais perturbador, talvez por não saber muito bem como se poderá manifestar (além da maledicência).

 

Imagem1.png

 


Obrigada Maria pelo contributo!

 

Esperamos que, para quem está a começar o seu blog ou a pensar iniciar a sua vida neste mundo, tenha ficado a perceber um pouco melhor as consequências da exposição de ter um blog.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.