Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

17.Set.18

Entrevista Margarida Almeida e Cátia Dias do blog Style It Up: Da consultoria de imagem ao blog do ano

Style It Up (2).png

 

O que acontece quando 2 amigas com interesses muito semelhantes decidem criar um blog e se dedicam afincadamente ao mesmo? O blog torna-se numa referência sendo pioneiro em muitas áreas. O Style It Up é um exemplo de sucesso na blogosfera nacional, assim como as suas autoras. Margarida Almeida foi a primeira blogger portuguesa a intergrar uma campanha de beleza a nível internacional e, 2013, em conjuto com Cátia Dias, co-autora do blog, criaram os Beauty Awards uma iniciativa pioneira que premeia as melhores lançamentos na beleza.   

 

Margarida Almeida e Cátia Dias nesta entrevista ao Influenciadores contam-nos um pouco mais sobre o blog, a sua inspiração e desafios, assim como deixam um conselho para os futuros bloggers e a sua opinião sobre o futuro dos blogs em Portugal. 

 

Falem-nos um pouco do início do Style It Up. Como e quando surgiu a ideia?

O Style it Up surgiu como uma empresa de Consultoria de Imagem e o blog surgiu mais tarde, com dicas de moda, beleza, etc. Foi na altura em que os blogs começaram a ficar conhecidos e o Style it Up, sem querer, passou a ser um blog, quando inicialmente era apenas uma plataforma onde partilhávamos sugestões e dicas com as nossas clientes de Consultoria de Imagem.

 

Quais são os maiores desafios de serem co-autoras de um blog?

Há sempre desafios, no nosso caso é sabermos encontrar o equilíbrio entre a partilha de conteúdos, tentamos organizar-nos de forma a não repetir conteúdos e, quando o fazemos, é porque temos uma visão um bocadinho diferente sobre o tema. A vantagem de sermos duas é podermos falar sobre a perspetiva de cada uma, já que temos personalidades e gostos diferentes.

 

Os vossos percursos académicos e profissionais contribuíram para complementar o blog?

Acho que sim, sou da área do Marketing (Margarida) e a Cátia era jornalista. A Cátia sempre teve uma perspetiva mais informativa, porque o trabalho dela assim o exigia e eu sempre fui mais prática, porque estava habituada a “desmistificar” os produtos para dar formação à força de vendas, agências, etc.

 

Qual é o segredo para tornar um hobby num projeto a tempo inteiro?

Não há uma fórmula, mas posso dizer que é fundamental gostar do que se faz e ter muita (muita mesmo!) dedicação, numa base diária.

 

Onde vão buscar inspiração para publicar diariamente?

As nossas leitoras colocam-nos questões diariamente, através do blog ou redes sociais, o que nos inspira para partilhar determinado tema ou dar dicas sobre outro; as conversas com as nossas amigas também são uma boa fonte de inspiração.

 

Como lidam com a exposição a que estão sujeitas, assim como a exposição dos vossos filhos?

Cada um partilha até onde lhe apetece. Cada uma de nós partilha até ao ponto em que se sente confortável com isso. Nada nos obriga a partilhar muito ou pouco, é uma questão do bom senso e da personalidade de cada uma.

 

O que mudou no blog depois da maternidade?

A maternidade não era um tema que fosse explorado no Style it Up, porque não o vivíamos de perto. Como partilhamos um pouco das nossa vidas, passou a fazer todo o sentido partilhar essa faceta, enquanto mães, com as nossas leitoras. É um tema que é muito bem aceite por todas as que nos lêem. Em termos de conteúdos, nada mudou, porque continuamos com a dedicação que já tínhamos antes de sermos mães.

 

O que significou a distinção do Style It Up como blog do ano na categoria Moda?

É sempre muito gratificante sermos premiadas pelo nosso trabalho e é sinal que as nossas leitoras gostam dos conteúdos de moda que partilhamos diariamente, das nossas dicas e sugestões. O blog existe porque temos essas leitoras que nos visitam diariamente e é importante para nós sabermos que o nosso trabalho as ajuda de alguma forma.

 

RMG_1311.jpg

 Imagem: Style It Up

 

Os Beauty Awards são uma iniciativa pioneira. Como surgiu a ideia e como foi recebida pelo público e pelas marcas que vos apoiam?

Já tínhamos pensado criar uma edição de Beauty Awards há algum tempo, há 5 anos decidimos que seria o momento perfeito. Na altura havia menos blogs e menos ainda que escrevessem sobre beleza. Se as revistas premiavam os melhores lançamentos, porque não um meio digital fazê-lo também? A iniciativa foi super bem aceite por todas as marcas, estamos agora a preparar a 6ª edição, que vai acontecer em 2019.

 

Quais são os vossos objetivos para o futuro do Style It Up?

Temos algumas ideias em mente, mas preferimos não partilhar para já. O que podemos dizer é que pretendemos continuar a ser um canal onde as leitoras se podem sentir em casa, com uma linguagem acessível e uma postura muito próxima de quem nos lê.

 

Como vêem o futuro dos blogs em Portugal?

Apesar das Redes Sociais estarem na ordem do dia, acredito que o futuro dos blogs não tem um fim próximo, assim como já se anunciou o fim das revistas impressas, todas continuamos a gostar de folhear revistas, certo? As pessoas vão continuar a gostar de seguir blogs, mas é preciso haver uma transparência maior entre o blogger – leitor. A publicidade encapotada, essa sim, vai ter os dias contados.

 

Que conselho deixariam a futuros bloggers?

Há sempre espaço para todos no mercado, especialmente para os que se dedicam, são transparentes com os seus leitores e fazem realmente porque gostam. Não criem um blog a pensar somente no retorno financeiro, porque rapidamente podem ter uma desilusão. Se criarem um blog com o objetivo de partilha, independentemente do tema, se forem honestos, consistentes e publicarem com regularidade com a vossa comunidade, não vejo porque não ter sucesso. Nota: o sucesso não chega de um dia para o outro! Se gostarem realmente de escrever num blog, não vão estar focados somente no número de seguidores ou nas parcerias que podem conseguir. Tudo leva o seu tempo.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.