Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

24.Ago.17

Dicas imprescindíveis para um blog de sucesso

O "sucesso de um blog" é algo relativo, variando de pessoa para pessoa e dependendo do que é especificamente valorizado por cada blogger.

 

Enquanto uns bloggers valorizam a quantidade de visitas, outros valorizam a relação que conseguem estabelecer com os leitores e que se mede através de indicadores de interação, para outros o sucesso pode ser qualitativo e medido pela qualidade dos conteúdos criados e partilhados sobre determinados temas. Todas estas abordagens são válidas sendo que o que é verdadeiramente importante é que esta definição de sucesso para cada blogger, fique clara, logo desde o início, para que as métricas a analisar sejam definidas e os resultados posteriormente aferidos.

 

Assim, quando se pensa em criar um blog, existem alguns elementos que têm um papel determinante na notoriedade e a imagem do blog e do blogger e a credibilidade de ambos, fatores esses que são essenciais para atrair leitores, de preferência fiéis e também marcas interessadas em fazer publicidade nos blogs.  Já referimos 3 elementos-chave aqui. Agora, acrescentamos mais dois:blog

CRIAÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA QUALIFICADA

Uma audiência qualificada é o conjunto de pessoas que têm grande envolvimento com o tema do blog e que manifeste interesse pelo conteúdo, comentando, adicionando valor a cada partilha. Este será o público fiel e aquele que retorna ao blog com frequência. Para isso acontecer os conteúdos terão que ser relevantes para estas pessoas e terão que incentivar a sua colaboração. A organização e o planeamento facilitam as rotinas, porém a qualidade do conteúdo deve ser uma prioridade. 

 

A criação desta audiência pressupõe também conhecer bem os leitores, não só para adequar os conteúdos, como também para conseguir mostrar o perfil da audiência do blog, às marcas que queiram investir em publicidade no blog. Para tal, é importante consultar as estatísticas do blog e das redes sociais em que está presente para perceber dados tão importantes como o género, idade, localização da sua audiência e também o tipo de posts geradores de maior interação.

 

blog1


DESENVOLVIMENTO DE SINERGIAS ENTRE O ON E O OFF-LINE

É importante ter uma presença forte no digital, contudo é importante não descurar as sinergias que podem ser criadas com o mundo do offline. Conhecer a audiência significa também “dar a cara” pessoalmente. Pode fazê-lo dinamizando encontros com os leitores, fazendo workshops sobre o tema, ir a eventos. À medida que o blog cresce e até a pensar na perspectiva da rentabilização a criação de pontos de contato entre o on e o off-line são inevitáveis. Daí que várias bloggers com alguma dimensão organizem mercados temáticos, lancem produtos relacionados. Este “fazer sair” o blog para o mundo real, passa também por participar em entrevistas em TV, artigos na Imprensa, programas na Rádio, etc.

 

 

 

Com o passar do tempo até a sua definição de sucesso pode evoluir. Em muitos casos, à medida que o blog cresce, o blogger poderá começar a pensar em rentabilizar o blog, e tal como mencionado pode fazê-lo de inúmeras formas, diretamente com as marcas ou através de agências que agenciam blogs/bloggers e os podem ajudar a ter uma abordagem mais estruturada e eficaz com as marcas.

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.