Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

01.Mar.19

Como fazer o seu calendário editorial

accounting-achievement-aerial-1043506.jpg

 

Uma estratégia de conteúdo eficaz para as suas redes sociais é meio caminho andado para ter sucesso nas mesmas, assim como facilita o seu trabalho de criação de conteúdo. A melhor forma de se organizar e produzir conteúdos de qualidade é através de um calendário editorial. Este vai permitir que se organize melhor e antecipadamente para cada publicação seja ela no Facebook, Instagram ou blog. Assim sabe à partida que terá de fotografar, pesquisar e produzir o conteúdo, mantendo uma certa pressão para o fazer.

Aqui ficam alguns passos a seguir na criação do seu calendário editoral:

 

1- Comece por definir o tipo de conteúdo que quer publicar. Este vai depender da plataforma onde vai ser colocado. Enquanto as redes sociais exigem fotos, stories ou live, no blog, para além das fotografias de qualidade, o conteúdo que escreve deve ser mais ponderado, exigindo muitas vezes algum trabalho de pesquisa. Para tal, necessitará de mais tempo para a sua preparação.

 

2- Defina o seu público-alvo. A definição atempada do público-alvo que pretende atingir ajuda-o a produzir conteúdo direcionado a esse mesmo público. Procure definir bem a quem se dirige e conhecer os seus gostos, necessitas e desejos. Desta forma conseguirá impactá-los melhor e conseguir uma maior intereção, para além de se estar a posicionar entre eles.

 

3- Defina a frequência de publicação. Não se sinta obrigado a publicar todos os dias. Defina dias estratégicos para a sua audiência e publique conteúdo de qualidade e que acrescente valor a quem o lê. Não faça publicações só por fazer. Não é por publicar muito que vai atingir mais pessoas e gerar mais interação, pelo contrário, publicar em demasia pode até ser considerado spam.

 

4- Crie conteúdo único. Copiar o mesmo conteúdo de uma rede social para as restantes torna-o muitas vezes desadequado e redundante, especialmente para quem o segue nas várias plataformas. Adaptar a comunicação aos vários canais digitais, tendo em conta as especificidades de cada meio é essencial para o tornar mais interessante, criar uma comunidade fiel e ganhar mais seguidores. Entenda a audiência que o segue em cada rede social e crie uma estratégia de conteúdos adaptada às necessitades de cada um. 

 

5- Vá à procura de inspiração. Não há mal nenhum em inspirar-se nos seus concorrentes, retirar ideias e perceber as melhores práticas. No entanto, os seus seguidores procuram conteúdo único e a sua visão sobre determinado assunto. Poderá inspirar-se também através das hashtags relacionadas com as suas ou com conteúdos de outras áreas que possam ser interessantes e inovadoras.    

 

Inspirado para começar o seu calendário editorial? Então escreva já as ideias para novos conteúdos, onde vai publicá-los, quando e com que palavras-chave e comece ainda hoje!

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.