Como escrever online
Criar conteúdo para uma audiência online não é o mesmo do que criar conteúdos para um público offline. Existem algumas diferenças fundamentais entre a escrita para estes dois públicos-alvo.
Os hábitos de leitura variam e fatores como o estilo, a duração e a estrutura têm um grande impacto quando se trata de escrver para diferentes canais. O público que lê o seu blog não espera encontrar o mesmo tipo de conteúdos no seu Facebook e no seu Instagram.
De forma a captar a atenção do seu público online é necessário adaptar a maneira como aborda a escrita. Os leitores online são constantemente inundados de informações, a sua atenção está mais dispersa e realizam várias tarefas ao mesmo tempo.
Aqui ficam as melhores práticas para abordar o seu público online e o seu conteúdo ser bem sucedido:
1. Comece por cativar o público com uma frase sugestiva do pode esperar do seu texto. Estas frases de abertura são cruciais para atrair o leitor. Uma boa ideia poderá ser apresentar uma estatística, ou fazer uma pergunta.
2. Certifique-se de que, enquanto escreve, mantém seu público-alvo em mente e está concentrado no que lhe pode oferecer. Tente ler o seu conteúdo do ponto de vista dos seus leitores e não seja muito vendedor. O objetivo é interagir com a sua audiência e não bombardeá-la com muitas mensagens de vendas.
3. Inclua um “call to action”, ou CTA. Os CTAs são frases curtas criadas com o objetivo de atrair os leitores a realizar uma ação específica. Por isso, deve torná-lo o mais criativo e persuasivo possível. Adapte seu CTA à sua estratégia e garanta que alcança os seus objetivos.
4. Seja consistente no seu estilo. A consistência permite que os seus leitores associem imediatamente o seu conteúdo ao seu blog. Um tom de voz claro e reconhecível ajudará a estabelecer um relacionamento com seu público e a diferenciá-lo dos concorrentes.
5. Para se manter inspirado e criar conteúdo que os seus leitores queiram ler, mantenha-se informado sobre o que os seus concorrentes abordam. Mantenha uma lista de possíveis tópicos e consulte-os quando for hora de fazer um brainstorming sobre novos conteúdos.