Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

27.Jul.17

Como criar um bom logótipo para o blog

Aquando da criação do seu blog, um dos pontos principais que não pode descurar é a criação do seu logótipo. O logótipo é um elemento que permite que os seus leitores identifiquem e memorizem o seu blog.

logo

A criação de um logótipo (logo) não é um processo fácil. Torna-se mais simples com a ajuda de um profissional, no entanto, caso prefira ou não tenha budget disponível, pode criar o seu próprio logo com a ajuda de ferramentas gratuitas existentes na internet.

Contudo, seja o logo criado de forma mais profissional ou mais amadora, deve ter em conta algumas características fundamentais e este deve ser:

 

Simples: o logo deve ser simples de forma a ser facilmente percebido e memorizado. Evite utilizar diversas fontes, cores e elementos pois isso irá criar confusão. Opte por um estilo minimalista.

 

Versátil: crie um logo versátil e fléxivel que encaixe bem em todas as plataformas. Com certeza terá redes sociais associadas ao seu blog e, por isso, o logo deve ser suficientemente versátil para que fique bem em todas as redes sociais ou até mesmo em cartões de visita e para enviar para empresas ou agências, por exemplo.

 

Intemporal: o logo deve ser intemporal, ou seja, quando criar o seu logo lembra-se que não pode mudá-lo ou alterá-lo frequentemente pois isso irá criar confusão e não será memorizado. O logo é a cara do seu blog e, por isso, deve manter-se inalterável por muito tempo.

 

Memorável e simbólico: o logo deve prender a atenção da pessoa e ficar gravado na sua memória. Portanto, quanto mais simples for, mais fácil será memorizá-lo. Para além disto, o logo deve ser simbólico, representar os valores e passar a mensagem do seu blog, de forma a distinguir-se da sua concorrência.

 

 

Previamente à criação do seu logótipo:

  • Pesquise os logótipos dos seus concorrentes para familiarizar-se e ver alguns exemplos.
  • Pesquise as principais tendências de logótipos.
  • Inspire-se em sites como o Pinterest.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.