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Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

25.Mai.17

5 Dicas para começar a pensar rentabilizar o seu blog

Todos concordamos que a rentabilização de um blog não deve ser um fim em si, mas sim o resultado de um bom trabalho do blogger, desde a relevância dos conteúdos que partilha, à criação de uma audiência significativa e envolvida que leve as marcas e as agências a considerarem o blog um local adequado para passar as suas mensagens.

 

Não é novidade que os influenciadores digitais, onde os bloggers obviamente se incluem, são hoje responsáveis por uma parte da tomada de decisão de compra dos consumidores. A opinião dos bloggers serve de guia para a escolha.

 

Quando pensamos em rentabilizar um blog temos que pensar que há formas diretas de o fazer e formas indiretas, as diretas são ferramentas que geram diretamente monetização (afiliação, patrocínios, posts patrocinados, etc) as indiretas são todas as formas de construção da imagem do blog, que criam credibilidade e o tornam apetecível para as marcas.

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Consideramos importante para rentabilizar um blog:

 

1 – Criar uma audiência qualificada, que tenha envolvimento com o blog, que manifeste interesse pelo conteúdo, comentando, adicionando valor a cada partilha. Uma audiência frequente. Para isso acontecer os conteúdos terão que ser relevantes para estas pessoas e terão que incentivar a colaboração.

 

2 – Conhecer os leitores (audiência), não só para adequar os conteúdos, como também para conseguir mostrar o perfil da audiência do blog, às marcas que queiram investir em publicidade no blog.

 

3 – Comunicar de forma recorrente o blog, estendendo o seu alcance. Por um lado às redes sociais que façam sentido, por outro “fazer sair” o blog para o mundo real, com entrevistas em TV, artigos na Imprensa, programas na Rádio, etc.

 

4 – Utilizar ferramentas óbvias de monetização, como publicidade digital no blog, diretamente com as marcas, ou através de redes de afiliados, patrocínios do blog, patrocínios de rubricas, posts patrocinados, criação de workshops, realização de mercados itinerantes relacionados com o tema do blog, licenciamento de produtos com a marca do blog, etc.

 

5 – Analisar os dados que o “analytics” do blog e das redes sociais oferecem, tirar insights e otimizar o que for necessário, de acordo com os objetivos definidos para o blog.

 

 

O livro SER Blogger, como criar comunicar e rentabilizar um blog, explica estes e muitos mais temas relacionados com a rentabilização de um blog. 

 

 

Publicado no Dinheiro Vivo, dia 20/04/2017

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