Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

13.Jul.17

10 passos essenciais para quem vai começar um blog

 

Quer criar um blog mas não sabe por onde começar?

blog 

 

Então, siga estes 10 passos: 

 

1. Escolher um tema original, ou uma abordagem diferente a um tema já utilizado.


2. Perceber a abrangência do tema e o que “cabe ou não” dentro do tema. O foco ajuda na seleção dos conteúdos, mas uma segmentação exagerada pode levar a estar sempre a falar do mesmo. Encontrar um equilíbrio é o ideal.


3. Definir concretamente os objetivos para o blog, por forma a estar a trabalhar para atingir algo. Objetivos quantificáveis ajudam a medir os resultados, mas podem ser objetivos qualitativos ou de realização pessoal.


4. Estabelecer regras de publicação, e comprometer-se com elas. Dececionar os leitores nunca será uma boa estratégia. É importante existir uma cadência que sugerimos seja no mínimo de duas vezes por semana crie rotina aos leitores.


5. Comunicar o seu blog com frequência para que ele se torne conhecido, disseminando o seu URL, utilizando as redes socias e comunicando o seu blog na sua rede de contactos offline.


6. Não utilizar os mesmos conteúdos em todas as plataformas. Adequar os conteúdos a cada rede social. Sabendo que o vídeo e a imagem, em regra, geram mais envolvimento e partilhas dos leitores.


7. Fazer crescer a audiência (o número de leitores), seja relevante e surpreenda, pois quando mais leitores tiver mais atrativo serão para as marcas, no futuro.


8. Recolher informação sobre o perfil dos leitores, utilizando por exemplo questionários de tempos em tempos, em troca de algo para os leitores (conteúdo especial, uma oferta de uma marca parceira, etc). A recolha desta informação será útil para a segmentação das marcas com quem venham a fazer parcerias.


9. Analisar os resultados de performance do blog e das redes sociais, de acordo com os objetivos inicialmente estabelecidos.


10. Estar preparado para crescer, pois isso será uma consequência natural do seu sucesso.

 

 

Publicado na Revista Máxima, dia 24/04/2017 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.