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Influenciadores

Dicas, partilha de experiências e best practices sobre blogging e influenciadores digitais

31.Ago.17

O que tem mesmo que saber sobre o Facebook: Dicas e Truques!

Já falámos aqui sobre o Instagram. Desta vez vamos falar sobre a maior rede social: o Facebook!

 

O Facebook conta, atualmente, com 1.871 mil milhões de utilizadores ativos. Por ser uma rede social de fácil utilização e acessível, é utilizada de forma diária para a partilha de conteúdos. Assim sendo, para qualquer influenciador digital é essencial que tenha uma página no Facebook para aumentar a notoriedade, dinamizar a comunidade, cativar novos seguidores, etc.

facebook

É muito fácil criar uma página mas mantê-la ativa e atrativa já se torna mais complicado. Assim, indicamos alguns aspetos que não pode descurar e damos alguns truques e dicas para a sua página no Facebook:

 

#1 PREENCHER TODAS AS INFORMAÇÕES DA PÁGINA: o primeiro passo após a criação da página é o preenchimento de todos os campos no separador "sobre" para que os seguidores saibam do que se trata a página. Coloque também os seus contactos, como o email, por exemplo.

 

#2 MANTER AS FOTOS DE CAPA E DE PERFIL ATUALIZADAS COM AS DIMENSÕES CORRETAS: as fotos de perfil e de capa devem ser atualizadas e de qualidade. Caso tenha um blog, pode colocar como foto de perfil o seu logótipo para que os leitores identifiquem facilmente. 

Tenha também muita atenção às dimensões das fotos. Estas devem ficar sempre bem em qualquer dispositivo, seja no computador ou no telemóvel. As dimensões são as seguintes: 

- Foto de perfil: quadrada (1:1); 160x160 píxeis; formato PNG ou JPG.

- Foto de capa: 828x315 píxeis.

 

Há pouco tempo o Facebook lançou também a opção de colocar foto de capa e perfil em forma de vídeo pois este tipo de formato é muito bem recebido pelos utilizadores. Para o fazer só tem que escolher a opção de criar ou carregar vídeo, pode ativar ou desativar o som, fazer ajustamentos e pré-visualizar o vídeo. Por fim, só tem que escolher a miniatura que quer que apareça no feed. 

O vídeo deve ter: 820x312 píxeis e entre 20 a 90 segundos.

Facebook

#3 POSTAR COM REGULARIDADE: deve manter a sua página sempre ativa para que não se esqueçam de si. Abuse das imagens (com qualidade) e adira aos vídeos pois estes últimos são conteúdos priorizados pelo Facebook. Caso coloque vídeos, aparecerá mais facilmente no feed dos seus seguidores.

Experimente também fazer live videos, estão muito na moda e os leitores gostam deste tipo de conteúdo: genuíno e em tempo real.

 

#4 POSTAR NOS HORÁRIOS CERTOS: tal como o Instagram, o Facebook também tem horários nobres. Uma forma fácil de saber quais os horários que melhor funcionam para publicar na sua página, é aceder às estatísticas (na imagem abaixo). Através das estatísticas fornecidas pelo próprio Facebook pode perceber quais os melhores dias e horas para publicar.

Caso queira saber métricas mais específicas tem dois sites: LikeAlyzer e AgoraPulse

Não se esqueça que todas as estatísticas retiradas da página e dos sites referidos acima são apenas indicativas, o bom senso e a experiência devem também ter o seu papel.

estatisticas fb.png

 

#5 UTILIZAR LINKS: quando coloca links na sua publicação (por exemplo, o link do post do seu blog), o nível de interação e a probabilidade da sua publicação aparecer é maior. Por isso, aposte nos links para posts do seu blog ou outros sites. Caso seja um link para o Youtube, por exemplo, o alcance da sua publicação será quase nulo. 

Utilize, ainda, sites para encurtar os links, como o Google URL Shortener e o Bitly URL Shortener.

 

#6 DIVULGAR A PÁGINA E INTERAGIR: divulgue a sua página em grupos relativos à temática da mesma e aproveite para publicar nesses grupos quando coloca um post novo no seu blog. Para além da divulgação, não se esqueça de interagir: likes, partilhas, comentários, etc. O importante é estar ativo!

 

#7 ADICIONAR BOTÃO DE "CALL TO ACTION": estes botões existentes nas páginas do Facebook são muito importantes uma vez que direcionam os seguidores para realizarem uma ação. Pode direcionar a pessoa para o seu site, para o email, para contactos, etc., tem diversas opções. 

call to action2.png

call to action1.png

 

#8 CRIAR EVENTOS: caso realize algum evento, não se esqueça de criar o evento na sua página de Facebook. Eventos têm mais probabilidade de aparecer no feed dos seguidores e são uma excelente forma de dinamizar a sua página.

 

evento fb.png

 

#9 ADICIONAR MARCOS: esta é outras das funcionalidades que o Facebook oferece. Adicione marcos sobre momentos e acontecimento especiais. Coloque um texto simples e curto e uma boa imagem a ilustrar.

fb milestone.png

#10 POSTS PATROCINADOS: crie também posts patrocinados para dar visibilidade à sua página. Através desta funcionalidade consegue segmentar, isto é, escolher as características do público que quer atingir com a sua publicação. Lembre-se que a imagem que colocar na publicação deve ter o menos texto possível. Sendo assim, aproveite a descrição para escrever o que quer comunicar.

 

 

Caso tenham mais truques e dicas sobre o Facebook, partilhem connosco nos comentários!

 

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